Revisão de prótese de quadril é a cirurgia realizada para a troca da prótese. Existem várias indicações para este tipo de cirurgia, as principais são o desgaste ou a soltura dos componentes fixados ao osso.
Uma prótese de quadril pode soltar-se ou desgastar-se ao longo dos anos sem que resulte em sintomas ao paciente. Por isso é imperativo que o paciente faça o acompanhamento anual ou conforme a orientação de seu médico.
Cirurgias de revisão de prótese de quadril sempre são procedimentos mais complexos que a cirurgia para a primeira prótese, porque exigem procedimentos para a retirada da prótese antiga, preparo do osso para receber um novo implante e a fixação da nova prótese. Para estas cirurgias, podem ser necessários recursos especiais como próteses não convencionais e/ou enxerto ósseo. Quando necessário em grande quantidade e isso ocorre na grande maioria das cirurgias de troca de prótese, os enxertos são fornecidos por bancos de tecidos, de maneira semelhante como ocorre com as transfusões sanguíneas. Por serem cirurgias maiores envolvem maior tempo de internação hospitalar e maior risco de complicações ou intercorrências cirúrgicas que a prótese primária.