Um fato chama a atenção: tanto na rotina daqueles que se exercitam com frequência, como na rotina dos chamados sedentários, o alongamento por vezes acaba ficando para trás. Mas você sabia que esse exercício, que parece simples, tem um poder imenso de contribuir com o bem-estar e a capacidade de cumprir as tarefas do dia a dia?
Em entrevista, o Dr. Andre Chagas confirma: “está comprovada a eficiência dos alongamentos e atividades laborais para manutenção da saúde e da produtividade.”
No caso de quem já se exercita com frequência, o alongamento melhora a amplitude dos movimentos, previne lesões, aumenta a circulação sanguínea, melhora a performance e ainda alivia o estresse e a tensão muscular.
Já para quem não tem o hábito de se exercitar, vale lembrar: “o sedentarismo acaba acarretando mais dores no quadril. Não só no quadril, como nas outras articulações do corpo também. A falta e a perda de atividade muscular sobrecarregam a articulação, e isso leva a dores nas articulações, como quadril, ombro e joelho”, é o que nos informa o Dr. Emilio Castro também em entrevista.
A boa notícia é que o alongamento é uma ótima forma de começar a sair do sedentarismo. E nem precisa de muito! Você pode pausar o seu trabalho por cerca de 10 minutos e alongar as principais articulações, como as do pescoço, braços, mãos, pés, quadril, costas e pernas. Esse ato já fará a diferença para seu corpo e sua mente.
Portanto, incorporar rotinas simples de alongamento ao longo do dia aumentará sua energia e disposição para enfrentar as demandas diárias, e te ajudará a cuidar melhor não apenas da saúde do seu quadril, mas do seu corpo como um todo.